O ponto de venda ou PDV é o lugar onde se evidencia uma venda, ou seja, dentro do PDV acontecem os momentos decisivos de compra, no qual o cliente valida aquilo que já consultou anteriormente sobre a sua loja, seus produtos, seu negócio. Assim, para que a jornada de compra do cliente seja fluida é importante que todos os envolvidos estejam alinhados, a fim de entregar uma melhor experiência, garantindo o sucesso das suas metas de vendas, além de aumentar o reconhecimento da sua marca no mercado. Sabemos que o sucesso do seu negócio começa na gestão eficiente do ponto de venda (PDV), mas por onde começar?
Primeiramente, é preciso conhecer muito bem o seu produto e o seu cliente para saber como entregar uma experiência memorável no PDV. Todo detalhe importa, e são nesses detalhes que se faz a diferença. Desde um simples cumprimento com aquele sorriso no rosto até uma experiência mais tecnológica como totens interativos, em todos os momentos é possível estabelecer laços e criar experiências positivas perante o cliente.
Assim, explorar os cinco sentidos no PDV pode transformar o seu atendimento, por isso, leia mais sobre este assunto no artigo: Relacionamento com o cliente – Boas Práticas e entenda como aplicar os cinco sentidos dentro da loja para o sucesso das suas vendas.
Outro aspecto fundamental é entender profundamente sobre o seu público-alvo, quais são os seus anseios, suas necessidades reais e como isso pode favorecer a sua tomada de decisão em relação ao atendimento no PDV.
Nesse sentido, sua loja possui atendimento online e presencial? Torne essa comunicação o mais integrada possível e faça com que o seu cliente tenha a sensação única de pertencer a sua “tribo”. No ambiente online é importante pensar no melhor layout, facilidade de navegação, segurança de dados, opções de meios de pagamento, possibilidade de retirada na loja física, entre outros.
O layout da loja física também comunica e estabelece conexões no PDV, dependendo do momento do cliente pode favorecer ou não o entendimento sobre o que a sua loja deseja entregar e até que ponto ela se importa com o seu bem-estar e realização, seja através de uma simples compra ou pelo conjunto de sensações que o seu ambiente oferece, mesmo após a venda.
Dessa forma, por exemplo, o cliente pragmático prefere uma solução imediata para o que está buscando, sem muitos questionamentos, é prático e sabe o que quer. Já o cliente afável preza pelas relações interpessoais e geralmente confiará no que você diz. Ele gosta de ouvir e falar sobre a família, trabalho etc., trata-se do tipo de relacionamento baseado na confiança.
Em relação as estratégias de marketing é importante lembrar que elas precisam ser bem planejadas e alinhadas para o alcance de bons resultados, ou seja, requer uma comunicação clara e objetiva, envolvendo mais uma vez questões relacionados à demanda e expectativas do seu público ideal.
Portanto, siga esses insights e entenda como o sucesso do seu negócio começa na gestão eficiente do Ponto de Venda (PDV).
Contudo, o sucesso do seu negócio começa na gestão eficiente do Ponto de Venda (PDV) e faz a diferença em qualquer tipo de negócio do varejo, pois, é responsável por criar um ambiente favorável para o sucesso das vendas, proporcionar uma experiência de compra positiva e fortalecer a imagem da sua marca. Cada detalhe bem cuidado contribui para o alcance desses objetivos e para o crescimento do negócio como um todo.
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Luciana Cabral
CEO – WL Solutions
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre gestão no varejo