5 Relatórios Gerenciais importantes para a sua loja – Os relatórios gerenciais ajudam na tomada de decisões, contribui para evitar e a corrigir falhas e aumenta a competitividade nos negócios. Além disso, são uma fonte de dados riquíssimas para a manutenção e crescimento de todo e qualquer tipo de negócio.
Para lojistas do varejo, identificamos alguns relatórios que poderão auxiliá-lo a ter uma visão real do seu negócio e quais são os pontos que precisam de uma atenção maior, bem como, quais medidas podem ser tomadas para que haja uma melhoria contínua na gestão da sua loja.
Confira a seguir quais são os 5 relatórios gerenciais mais importantes para gerenciar a sua loja:
Geram informações sobre histórico de compras e vendas, ou seja, todas as entradas e saídas, dados sobre itens mais vendidos ou padrões de consumo, além de identificar itens com pouca saída, podendo facilitar o lançamento de ofertas para queima de estoque.
A partir desse tipo de relatório é possível ainda, identificar quais pedidos precisa fazer e quais quantidades que devem ser compradas de cada produto que é comercializado.
Os relatórios de contas a pagar facilitam o controle sobre despesas fixas e variáveis, evitando pagamentos em atraso com juros.
Já os relatórios de contas a receber mostrarão uma previsão de recebimentos que irá ajudar no controle de caixa e facilitar a cobrança para clientes inadimplentes. Ambos estão relacionados ao fluxo de caixa, muito importante para uma análise sobre a saúde da empresa.
Dessa forma, o relatório financeiro é importante para que o gestor saiba se a loja está tendo uma boa lucratividade ou não. Caso observe que a receita está baixa e as vendas diminuíram, podem ser tomadas novas decisões estratégicas, como aumentar o investimento em marketing, atraindo assim mais pessoas para a sua loja.
Esse tipo de relatório é fundamental para identificar quais são os produtos mais vendidos e que precisam de uma atenção maior, pois geram uma maior rentabilidade para o seu negócio.
A finalidade desse tipo de relatório é classificar todos os produtos que compõem o estoque de determinado negócio de acordo com o grau de importância de cada um deles, ou seja, pode ser classificado de acordo com os preços de custo ou de venda de cada produto.
Essa classificação é feita da seguinte forma: Os produtos que trazem maior retorno financeiro são classificados como curva A, os de médio valor e médio retorno ficam classificados como curva B, e a maior parte dos itens que possuem retorno baixo para a sua loja são classificados na curva C.
Nesse sentido, produtos da curva A são representados através da forma 80/20, ou seja 20% dos produtos representam 80% do seu faturamento, ou seja, precisam de uma atenção redobrada na gestão de estoque, pois, representam uma porcentagem elevada no volume de vendas.
Já os produtos da curva B representam 30% dos itens que somados e equivalem a 15% do total faturado.
Por fim, os produtos da Curva C são os produtos com menor relevância, ou seja, são considerados os 50% do total dos itens que juntos somam apenas 5% do faturamento total.
Gerenciar quais são os produtos mais vendidos por vendedor, além de identificar o ticket médio, faturamento diário, semanal ou mensal da sua loja, irão nortear suas ações futuras para que os seus processos comerciais sejam melhorados continuamente.
Assim, por meio desse tipo de informação, será possível saber quais são os horários de pico de vendas em seu negócio, além de identificar os hábitos principais dos seus clientes e criar ações de marketing direcionadas e eficientes.
São fundamentais para que seja alcançado o sucesso do cliente através de um pós vendas efetivo e um relacionamento duradouro, gerando fidelização.
É muito importante que todas as lojas meçam a satisfação dos seus clientes. Esses dados podem ser obtidos através de pesquisas realizadas ao final de cada compra, ou via e-mail e até mesmo via WhatsApp, através de um pós vendas diferenciado.
A pesquisa de satisfação poderá identificar falhas no atendimento, na comunicação ou na estrutura da loja que quando observadas pela ótica do cliente, passam a ser melhoradas.
Há uma infinidade de relatórios que podem trazer as informações certas, no momento certo. Nesse post apresentamos 5 Relatórios Gerenciais importantes para a sua loja.
Cada negócio tem a sua particularidade e nesse sentido, pode determinar quais dados precisa obter para otimizar a sua gestão e assim melhorar a sua lucratividade.
Nós temos opções personalizadas desses relatórios e uma infinidade de possibilidades para facilitar a sua gestão, dentro do sistema ERP SMART, propiciando enxergar o que precisa ser melhorado, de acordo com a sua realidade.
Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita!
Contudo, mantenha um cadastro sempre atualizado sobre o dia a dia do seu negócio. Gere relatórios eficientes, tome decisões assertivas e lucre muito mais!
Siga o nosso Instagram! Temos boas histórias para compartilhar com você!
Luciana Cabral
CEO – WL Solutions
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre gestão no varejo
Vamos conversar? =)