Atualmente, quando entro em um estabelecimento normalmente recebo o atendimento básico ou às vezes nem isso. Estou me referindo ao atendimento simples, ao atendente que fala um “bom dia” sem ânimo, algumas vezes não dá atenção, não olha nos olhos do cliente e não agradece. Infelizmente, isso ainda acontece muito hoje em dia. E por que não oferecer um atendimento de excelência para aquele que é o principal personagem do nosso negócio, o CLIENTE? Por isso, vamos abordar nesse artigo, dicas simples sobre atendimento – faça o seu cliente voltar a comprar.
Precisamos ter em mente o seguinte questionamento: quando o cliente sair do meu estabelecimento, o que eu farei para que ele lembre de mim? Para tê-lo de volta, é preciso nos tornar especiais, deixar uma marca, um simples diferencial.
Já não aguentamos mais ouvir o termo: “Sou o vendedor x, se precisar é só chamar. Está aqui o meu número de vendedor, é só apresentar no caixa”. Por que não mudar, inovar, ser mais agradável? Ou seja, ao se apresentar dizer: “Olá, é um prazer recebê-lo, me chamo “seu nome” e estou à disposição para ajudá-lo a encontrar o que precisa”, esse é apenas um exemplo, use a criatividade e encante os seus clientes.
Normalmente os seguranças das lojas, mercados e outros estabelecimentos ainda precisam estar sérios, fechados. É necessário mudar isso, pois ele é a primeira pessoa com quem seu cliente terá contato.
Sendo assim, peça a ele que sorria para o cliente e que o cumprimente com entusiasmo. Isso fará com que seu cliente comente com outras pessoas sobre a simpatia e boa vontade da sua equipe. Sabe por quê? Simplesmente, porque não estamos acostumados com esse tipo de comportamento por parte dos seguranças.
Se algum cliente entrar em sua loja acompanhado e esta pessoa estiver comemorando alguma data especial, ofereça uma cortesia, um presente. Certamente ele ficará agradecido e irá dizer a outras pessoas sobre a sua atitude.
Se por ventura, alguém lhe procurar porque foi mal atendido em outra loja ou não gostou de algo que adquiriu, recompense-o por isso e mostre que você está disposto a resolver a situação, transforme o problema em solução para encantar seus clientes e torna-los fiéis.
Nesse sentido, brindes são sempre bem vindos. Dê um brinde para que o cliente se lembre de você, como um pequeno mimo, de acordo com o seu público, por exemplo. Assim, sempre que o cliente tiver contato com esse mimo ou com o produto que adquiriu, inconscientemente lembrará da sua loja. Utilize sempre, dicas simples sobre atendimento – faça o seu cliente voltar a comprar.
Faça uma sacola bonita com a sua logomarca. Pense em um aroma agradável para colocar junto à peça. Sendo uma sacola resistente, a pessoa poderá usar muitas vezes e, com isso, fará propaganda do seu negócio.
No dia seguinte em que o cliente visitou a sua loja, entre em contato com ele, mande um áudio personalizado via WhatsApp e pergunte se gostou do produto que adquiriu e do atendimento que foi prestado.
Leia também em nosso Blog, um outro artigo interessante, relacionado a Técnicas de Vendas no Varejo.
Além disso, registre solicitações não atendidas, datas especiais e mantenha um relacionamento contínuo com seus clientes. Mantenha uma base de dados sempre atualizada. Para isso, use uma ferramenta para melhoria de relacionamento com o cliente e fidelização, como o Potencialize+.
Outro fator importante é conhecer o perfil do seu cliente, seus gostos e preferências, assim ele ficará por dentro das novidades que você tem a oferecer e certamente irá visitar o seu estabelecimento mais vezes.
Ofereça água, café, chá aos seus clientes. Coloque música ambiente de acordo com seu público-alvo. Leve seu cliente até a porta, e diga: “obrigado!”. Ou seja, são as pequenas gentilezas que fazem a diferença.
Portanto, seja memorável e utilize as mais variadas técnicas que você e sua equipe utilizam para gerar resultados positivos. Aplique, dicas simples sobre atendimento – faça o seu cliente voltar a comprar.
Saiba fazer o marketing boca a boca. Não custa nada, mas requer atenção e muita dedicação para encantar aquele que é essencial em qualquer negócio: o CLIENTE! E lembre-se: A primeira impressão precisa ser positiva!
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Luciana Cabral
CEO – WL Solutions
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre gestão no varejo
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