Para abrir uma loja é importante realizar um bom planejamento para alcançar os resultados esperados. Acompanhe abaixo, 10 passos para abrir e manter uma loja de sucesso:
Se você ainda não conhece um mercado específico, este é o primeiro de 10 passos para abrir e manter uma loja de sucesso.
É o momento de buscar que tipo de negócio você tocaria bem, algum tipo de experiência em uma área que já atuou ou se deseja inovar em algum tipo de negócio. Por exemplo:
“Vou abrir uma loja de roupa infantil, ou
“Vou abrir uma loja de moda feminina que atenda o público 50+”
Nesta fase você tem uma ideia simples, sem grandes detalhes para iniciar a execução.
Criar algo único não requer que seja algo extraordinário, ou que não exista, mas sim que resolva algum problema, uma dor que você tenha observado no mercado escolhido para não correr o risco de errar no início.
É natural quando temos uma ideia procurar partir direto para a ação, mas seja um pouco paciente, e concentre algum tempo a pensar e decidir o melhor caminho a seguir.
Nesse sentido, todas as lojas têm que ser essenciais e diferentes. Se não forem, não haverá razão para os clientes deixarem de ir às outras lojas, e passarem a ir à sua loja.
Muitas vezes basta ter uma história diferente para contar, e você terá um negócio diferente no qual os clientes vão querer visitar e falar com seus amigos.
Agora que você definiu uma ideia original de loja, é importante definir o tipo de cliente irá atender.
Dizer: “quero vender para todo tipo de cliente” é muito arriscado. Mas é assim que muitos lojistas definem o tipo de cliente.
Claro que todos os lojistas gostariam de vender a todo o tipo de clientes, mas isso não é possível na maior parte das situações.
Você provavelmente já ouviu falar em nicho de mercado. Vender para um “nicho de mercado” é quando queremos vender para um cliente muito especifico e bem definido.
Mas quando não temos esse cliente bem definido, é muito difícil criar uma estratégia de resultados. Ou seja, quando se têm clientes de todo tipo é mais difícil entregar produtos, preços e atendimento que agradem a todos os gostos.
Imagine criar um produto que agrade a um cliente de 20 anos, e a outro de 65 anos.
Não é muito fácil, concorda?
Portanto, crie uma lista com as caraterísticas do seu cliente, faça pesquisas através de formulários simples e assim será mais fácil criar uma loja bem como seu público ideal.
Tendo uma ideia bem concreta de negócio, e sabendo o tipo de cliente, torna-se muito mais simples escolher o tipo de produto que irá vender.
Assim, este é o momento de validar se o produto escolhido irá atender ao público definido. Uma dica é encontre amigos, familiares que possam validar de forma assertiva aquilo que você deseja ofertar no mercado.
Dessa forma, é fundamental também, escolher fornecedores pontuais, busque referências, experimente seus produtos, participe de feiras e encontre a melhor solução para o seu cliente.
Procure maneiras de importar produtos de outros países. Existem diversas plataformas que permitem esse processo hoje em dia e de maneira simples com preços reduzidos, sem esquecer é claro dos seus fornecedores locais.
Para abrir e manter uma loja de sucesso, chegamos a esse ponto onde tratamos de uma questão onde muitos empreendedores desistem no meio do caminho, devido a burocracia ou documentos e impostos exigidos.
Mas, isso pode ser uma oportunidade pra você que não desiste, porque haverá menos concorrência e você terá uma ótima alternativa para conquistar uma boa parte do mercado em que busca atuar.
Por isso, não desista, providencie os documentos necessários, licenças…. ou seja, mantenha o foco naquilo que você acredita.
No caso de decidir vender online, você tem algumas opções:
As duas mais comuns são:
• Site próprio
• Plataformas de lojas
A vantagem de ter um site próprio, é que você irá controlar o site. Você é realmente dono da loja, e pode fazer o que acha mais viável.
Nas plataformas de lojas (exemplo: Loja Integrada, Loja Tray Corp, etc), você não é verdadeiramente dono da sua loja. E está sujeito às regras das plataformas. Mas tem como vantagem o acesso imediato a muitos clientes que visitam todos os dias essas plataformas.
No caso de decidir abrir uma loja física:
Terá que buscar um ponto seja uma loja de rua ou rede de lojas em shopping, por exemplo.
Assim, sabemos que para abrir uma loja física você precisará de um investimento muito maior do que em uma loja virtual. Mas, existem algumas vantagens que as pessoas não pensam muito:
• Você terá contato direto com seus clientes. E isso é muito importante porque pode ouvir reclamações e sugestões de clientes e assim melhorar o seu negócio, e o bom atendimento é essencial.
• Se a loja ficar bem situada, num local de muita passagem de pessoas (ou de carros), você tem sempre a possibilidade de melhorar as vendas. Basta que consiga atrair mais pessoas para dentro da loja.
O lado visual é primordial para o sucesso de qualquer negócio.
Por isso, crie uma boa fachada, material impresso e virtual com uma chamada surpreendente que gere curiosidade em seus clientes para que eles realmente encontrem na sua loja um motivo de estar sempre no seu espaço, com seus vendedores…. e lembre-se a imagem que você passa é o que faz seu cliente comprar.
Contrate pessoas que estejam motivadas e engajadas com seu negócio e crie estratégias, ou seja, ofereça treinamento para que os seus clientes sejam bem atendidos e para que a experiência de compra seja cada vez melhor com empatia e comprometimento.
Celebre, comemore sempre que houver oportunidade, os clientes ficam encantados e agradecidos em datas especiais quando são lembrados, isso gera uma sensação de pertencimento a sua marca e certamente você irá vender mais para o mesmo cliente fazendo menos investimento com campanhas para atrair novos contatos.
Tenha controle sobre tudo o que realiza na sua loja, com um bom sistema de gestão como o Smart – WL Solutions e relacionamento com clientes, controle suas vendas, seu estoque… Enxergue seus resultados de maneira global, tome decisões positivas para o seu negócio, cresça de forma sustentável, com ação e execução no momento certo e da maneira certa.
Conquiste o seu espaço! Ótimos negócios!!!
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