Com o objetivo de potencializar as suas vendas, nosso time analisando o mercado atual, preparou algumas estratégias simples para atrair clientes para a sua loja.
Confira as dicas a seguir e coloque em prática.
Comprove como a aplicação de estratégias simples podem alavancar seus resultados!
Buscar destaque entre os concorrentes é um dos principais desafios enfrentados pelos lojistas atualmente. Isso porque ter apenas um preço competitivo já não garante, sozinho, a conquista de clientes.
É preciso oferecer diferenciais e contar com boas estratégias para chamar a atenção dos clientes e mostrar ao público que a sua loja é o local ideal para a compra.
1. Descubra qual a rede social em que o seu cliente está mais presente.
Para lojistas de moda ou varejo em geral, por exemplo, a maioria dos seus clientes estão no Instagram ou no Facebook.
Ao invés de fazer aquilo que a maioria faz, postar produtos, publique curiosidades sobre o seu produto, fale da sua empresa, sua marca. Entregue informações relevantes para o seu cliente de forma consistente diariamente, peça feedbacks e interaja com eles.
Lembre-se: o que não é visto não é lembrado. Prepare conteúdos diferenciados e o desejo de compra para os seus produtos ou serviços serão aumentados, seja na loja física ou virtual.
2. Para atrair clientes para o seu negócio seja físico ou virtual faça sorteios em suas redes sociais, isso irá melhorar o desempenho da sua loja e potencializar as suas vendas.
Por exemplo, faça uma pesquisa sobre qual tipo de roupa o cliente mais gosta em sua loja. Prepare uma promoção da seguinte forma: quem curtir e compartilhar marcando 3 amigos irão participar de um sorteio daqui 15 dias e faça o impulsionamento desta publicação.
Dentre as estratégias simples para atrair clientes para a sua loja, destacamos esta estratégia gera muito resultado, pois, além de aumentar sua relevância nas redes sociais, os clientes ficarão curiosos em conhecer a sua loja e poderão visitá-la.
3. Faça vídeos de 30 seg. a 3 min., mostrando as novidades da loja física e no final do vídeo ofereça um cupom de desconto pra quem estiver assistindo, tirando um print da promoção e apresentando no momento da compra.
Para a loja virtual crie um cupom de desconto com o nome e fale no vídeo para que a pessoa possa registrar no momento da compra.
Assim você conseguirá mensurar quais vídeos estão dando mais resultado e melhorar suas estratégias, consequentemente aumentando suas vendas.
4. Quando você fizer algum impulsionamento direcionado pelo perfil do cliente que você deseja atender, solicite as pessoas que visualizarem que compartilhem essa publicação gerando pra ela algum desconto ou condição especial em sua loja.
Dessa forma você irá atingir um número muito maior de pessoas de forma orgânica, sem custo, propagando a sua marca e consequentemente aumentado as suas vendas.
Fazer o Marketing digital é 12x mais barato do que o MKT tradicional e hoje em dia o Digital traz muito mais resultados quando bem executado.
Conheça o seu cliente, seja simpático e tenha empatia ao atendê-lo. Demonstre interesse em resolver a sua dor e não apenas vender produtos.
A venda não acaba quando o cliente recebe o produto. Por isso, é importante construir um vínculo mais afetivo do que comercial, o que requer bastante dedicação por parte do lojista, especialmente no pós-venda.
Outro ponto que os lojistas devem ter em mente é a relevância dos feedbacks dos clientes. Eles são excelentes fontes de informação para que as lojas identifiquem o que pode ser melhorado.
Por isso, solicite aos clientes a avaliação das compras e demonstre interesse pelo que foi respondido. Sempre busque acompanhar sites de reclamação, ter uma boa reputação é essencial para qualquer negócio.
Recomendamos também que as empresas mantenham contato com os consumidores por meio de WhatsApp, e-mails ou telefonemas periódicos, isso permite a divulgação de promoções e campanhas e reforça o elo entre cliente e lojista. Nossa ferramenta o Potencialize+ poderá ajuda-lo nisso.
Valorizar a vitrine é importante tanto para as lojas físicas quanto para as virtuais, mesmo que no mundo online o conceito seja um pouco diferente.
Antes de montar a vitrine, é importante conhecer o perfil de público da sua loja. Ou seja, só assim você conseguirá definir a abordagem perfeita para o seu cliente, contando com estratégias simples para atrair clientes para a sua loja.
O seu objetivo é se destacar da multidão. Então, invista no design do cenário, relacionando os produtos expostos, aproveitando datas especais, com identidade simples e sem exagero.
Outra dica muito importante, não adianta colocar em destaque um determinado produto se não há estoque suficiente para atender à demanda. Por isso, verifique se há no estoque, controlado através do sistema SMART – WL Solutions, quantidade suficiente dos itens que estão na vitrine.
Para as lojas virtuais as sugestões são um pouco diferentes. No comércio eletrônico, especialmente em Marketplaces, o anúncio do produto funciona como a vitrine.
Nesse sentido, três elementos exigem atenção redobrada: o título, a descrição e a imagem do produto. Além disso, quem sua própria loja virtual deve valorizar a interface do site e também atualizá-lo frequentemente.
Assim, colocando em prática essas dicas e outras estratégias que você já possa elencar como importantes para o seu negócio, os clientes ficarão engajados e se tornarão promotores da marca, o que ajudará a sua loja a vender mais e melhor.