Com as constantes mudanças no comportamento do consumidor, as relações se perderam em alguns momentos, afetando diretamente no avanço das empresas seja de pequeno, médio ou grande porte. Estas precisam estar conectadas às transformações tecnológicas – ominichannel, inteligência artificial, realidade aumentada, metaverso, entre outras, sem esquecer do fator humano que precisa estar no centro de todas as relações. Dessa forma, vamos neste artigo, entender sobre o comportamento do consumidor e a ferramenta certa para transformar o seu atendimento.
A tecnologia é um meio, um canal que possibilita grandes interações e relações, desde que esteja alinhada ao que as pessoas, os clientes, vendedores, fornecedores, gestores e empreendedores almejam.
Podemos nos deparar com a seguinte frase: “Aqui na minha loja é assim.” – nos levando a duas linhas de raciocínio:
1 – Faço um excelente trabalho, procuro me atualizar continuamente sobre as tendências do mercado e sou bem reconhecido pelos meus clientes em meu nicho de atuação.
2 – Minha loja, minhas regras. Atuo há XX anos no mercado, tenho minha carteira de clientes, não preciso inovar ou criar novas formas de atendimento.
Ambas as situações existem nos dias de hoje. Porém, as empresas que buscam se atualizar, tem a possibilidade de manter-se no mercado de forma competitiva.
Já aquelas que não estão em busca de inovação/tecnologia (por mais simples que seja no início) estarão fadadas ao fracasso.
Quanto mais o tempo passa, mais notável fica a necessidade de explorar novos canais, melhorar a forma de atendimento e entender porquê a experiência do cliente é tão importante.
Precisamos entender que a loja física não irá “morrer”, mas sim que as gerações estão mudando, consumidores com novos hábitos estão surgindo e novas tecnologias estão sendo difundidas em uma velocidade cada vez maior. Por isso, quanto mais experiência você como lojista puder entregar ao cliente, mais impacto você, o seu produto e o seu negócio irão gerar.
Falar em atendimento, sem pensar em experiência já não é mais possível. Pense em algum produto ou serviço que você adquiriu nos últimos dias… por que você escolheu essa empresa?
Tornar o cliente feliz é o grande desafio para alcançar sucesso em qualquer empreendimento. Sim, felicidade é a palavra da vez e é verdade que nos sentimos bem e felizes quando compramos algo que satisfaça a nossa necessidade, nossos desejos nos mais variados aspetos.
Eu posso comprar pão na padaria próximo da casa, porque sei que quando eu chegar lá a atendente Bia me chamará pelo nome e o pão estará fresquinho e crocante, assim como eu gosto e tenho o costume de pedir.
Eu posso ainda comprar pão no supermercado, porque passando pela avenida depois de levar as crianças na escola, lembro que preciso comprar alguns itens.
Lá eu sei que nem sempre encontrarei o melhor pão da cidade e depois de fazer o meu pedido, ouvirei apenas… “algo mais?” Por questões de conveniência levo os pães assim mesmo, porque não terei tempo de ir até a padaria mais tarde.
De uma maneira ou de outra eu consegui atender a minha necessidade, concorda? Mas será mesmo que fiquei feliz e satisfeita com os dois atendimentos?
A resposta é não, ou seja, não resta dúvidas de que a simples experiência citada no primeiro exemplo fará com que eu abra um sorriso no rosto e isso sim, ficará marcado e sempre que eu precisar comprar pão me lembrarei daquele atendimento (mesmo inconscientemente) que é simples, porém, marcante.
Este é um exemplo hipotético, mas se pararmos para pensar é o que faz a diferença em qualquer ponto do varejo, seja físico ou online. Sim, online também é possível se tornar especial para o seu cliente.
Assim, existem diversos exemplos, como, atendimento com hora marcada, ajustes nas peças, um mimo no qual o cliente é surpreendido, entrega antecipada, uma ligação na semana seguinte para saber qual foi a experiência do cliente com o produto, um simples bom dia, um até logo, aquele sorriso no rosto que não pode faltar e ainda aquela satisfação em atender e manter um relacionamento genuíno com o cliente. Eu diria, além disso que, as pessoas “compram” felicidade!
Leia mais: Dicas simples sobre atendimento – Faça o seu cliente voltar a comprar.
Qual a ferramenta certa para transformar o atendimento?
Sabe aquela frase “Você não é todo mundo!”, sim, aquela que a mamãe sempre nos dizia quando éramos criança… pois bem, você não é todo mundo, mas pode transformar o “mundo” de alguém através de um atendimento, de um sorriso, de uma entrega. E só você, como ninguém pode fazer isso pelo seu cliente, pelo seu negócio.
Agora você pode imaginar, mas como eu vou fazer tudo isso sozinho (a)?
Qual a ferramenta certa para transformar o atendimento?
Eu quero te ajudar a resolver essas questões!
Utilize a tecnologia para otimizar o seu atendimento e o desempenho dos seus vendedores e mantenha a sua competitividade no mercado.
Através da plataforma Potencialize+ você descobrirá um universo de oportunidades com estratégias que envolvem toda a jornada de compra pelo cliente, desde a pré venda até o pós venda, de forma simples, intuitiva e no momento certo.
Descubra o perfil ideal do cliente, interaja com o seu cliente durante a jornada de compra, fazendo as perguntas certas, no momento certo e de maneira não invasiva.
Portanto, realize um pós venda de qualidade, encontre as melhores respostas para garantir a satisfação do seu cliente e um envolvimento cada vez maior com a sua marca/empresa.
Agende um horário conosco para que você experiencie como ajudar o seu cliente e perceba a diferença em seu negócio!
Será um enorme prazer ajudar você a vender mais e melhor e acima de tudo transformar um simples atendimento em um relacionamento feliz, próspero e duradouro.
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Luciana Cabral
CEO – WL Solutions
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre gestão no varejo.
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