Ao longo do tempo e, principalmente no último ano de maneira mais acelerada, devido ao isolamento social, um novo comportamento do consumidor surgiu e o novo papel da loja física no ambiente digital se tornou comum.
Assim, os clientes preferem comprar mais vezes através dos meios digitais, ou fazem uma busca antes de ir ao ponto físico, pretendendo permanecer comprando dessa forma devido a praticidade e atendimento ágil e diferenciado.
O novo papel da loja física se integra como ponto de contato, entrega, fulfillment (todos os processos de uma loja virtual) e engajamento com o cliente, ou seja, serve como experiência para tornar ainda melhor o relacionamento entre loja x cliente.
Local este onde o cliente possa conhecer, experimentar e interagir com os produtos que deseja adquirir, conhecido também como ambiente fisital, assim sendo, um mix entre ambientes virtuais e digitais, com espaços físicos.
Um olhar cuidadoso à cada cliente e aos dados inteligentes coletados, são cada vez mais relevantes para entender a jornada do cliente e desenvolver indicadores.
Através da WL Solutions, é possível coletar dados com informações consistentes não apenas para manter canais de venda e vender produtos, mas sim para relacionar-se com o seu público.
De acordo com uma pesquisa da Mensageria no Brasil, realizada em fevereiro de 2020, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as empresas, o que mudou consideravelmente o novo papel da loja física no ambiente digital.
Portanto, a loja física deve ser digitalizada para que os seus vendedores em seu tempo ocioso, mantenham uma constante comunicação com os seus os clientes.
Assim, eles podem utilizar na palma da mão via whatsapp ou redes sociais, um CRM completo como o Potencialize+ (WL Solutions) que permite a identificação do perfil do cliente ideal e um histórico com alertas diários para interação objetiva.
Assim, dados sobre quantos clientes a loja atingiu, quantos clientes a loja possui, quantas vendas foram feitas no dia, qual é a frequência de compra de cada cliente, qual o produto mais vendido, o que o cliente prefere…
São algumas das informações necessárias para nortear novas ações e prioridades.
Através do sistema SMART – WL Solutions, é possível registrar essas informações e acompanhar em tempo real o fluxo de informações para um gerenciamento completo da loja através de gráficos BI (Business Intelligence)
Tudo isso, para enxergar o que gera valor para o negócio com assertividade, através de uma tecnologia de ponta a ponta que possa facilitar e ampliar os processos de comunicação interna e externa, ou seja, entre a equipe, seus clientes e comunidade de forma eficaz.
Sendo assim, as empresas precisaram gerar uma mudança cultural, através de um bom planejamento estratégico e governança alinhada às expectativas de crescimento nos quais possam se manter competitivas no futuro.
De acordo com Alberto Serrentino, “Não é o cliente que vai à loja é a loja que vai ao cliente”.
Por isso, quanto mais próximo do cliente a sua equipe estiver fazendo uma pré venda de excelência e um pós vendas diferenciado e de qualidade, maior será a sua relevância e recorrência.
Tornar o ambiente físico uma conveniência com ambientes para alimentação, recreação, estações de trabalho, etc., deixarão o local mais atrativo e farão com que os consumidores tenham vontade de frequentar mais vezes o local.
Além disso, contar com facilidades tecnológicas como totens inteligentes, monitores para criação de looks diferenciados ou quiz que incluam até mesmo perguntas para identificar os hábitos de consumo dos clientes são super válidos.
Contudo, o importante é usar a criatividade e tornar o momento de compra algo prazeroso que estimule novos hábitos, fortalecendo um relacionamento duradouro com seus clientes.
Sua loja física está se adequando ao ambiente digital?
Quais são os próximos passos para diminuir os atritos e aumentar a sua eficiência e recorrência no mundo fisital?
Lembre-se, a WL Solutions poderá te ajudar nisso!