A Gestão do Ponto de Venda é fundamental para gerar experiência do cliente, ou seja, uma melhor distribuição dos produtos e uma boa localização dos mesmos e ainda, a criação de um layout inovador e personalizado, com boa iluminação e acessibilidade ajudam na captação de mais consumidores e consequentemente no aumento das vendas para o seu negócio.
Algumas empresas criam experiências diferenciadas dentro da loja, com totens interativos ou provadores virtuais que despertam a curiosidade dos clientes e os estimulam a comprar mais, além de estreitar o relacionamento entre clientes e vendedores de forma online antes de trazer o cliente para a loja.
A partir disso é possível melhorar a experiência do cliente no PDV, intensificando o seu relacionamento com a marca.
Para tanto, é fator primordial que haja uma boa organização, uma definição de quais produtos serão comercializados de acordo com o perfil e comportamento do cliente.
E assim, Identificar quais produtos tem melhor margem de lucro ou maior procura, quais são os itens complementares que podem ser ofertados, além de observar as questões de sazonalidade ou estações do ano, por exemplo.
Dessa forma, é possível ter um cadastro eficiente e padronizado de acordo com os dados que precisam ser gerenciados.
O Sistema SMART WL poderá te auxiliar nesse controle de forma personalizada e integrada.
Fazer um bom gerenciamento de vendas normalmente não é considerado algo importante e acaba sendo deixado em segundo plano pelas empresas, o que reflete diretamente na lucratividade e rentabilidade do negócio.
Sendo assim, vamos entender como funciona a gestão do PDV e porque é importante manter este controle.
Fazer o gerenciamento do PDV se resume em conhecer bem a sua loja, ou seja, trata-se do ponto central do seu negócio.
Assim, o layout e design do estabelecimento precisam ter foco no cliente, gerando uma experiência positiva, desde a disposição de produtos, espaço físico ou ambiente online criativo, trazendo facilidade e praticidade afim de encantar o cliente em sua jornada de compra.
Estar atento às cores, imagens atrativas, música e cheiro ambiente também fazem a diferença, pois, remetem a sensações em que os clientes inconscientemente irão guardar na memória e lembrarão de frequentar o local mais vezes.
É muito importante que essas questões estejam diretamente ligadas ao tipo de público do seu negócio, para que haja uma boa impressão da marca.
Existem alguns pontos essenciais para uma boa gestão PDV, são eles:
É fundamental que haja um bom controle de estoque, observando a partir do cadastro quais informações são essenciais para uma melhor localização dos produtos, além da integrado ao ambiente virtual para otimizar o processo de vendas.
Dessa forma, não haverá falta de produtos no momento da venda, gerando um desconforto para o cliente ou excesso de itens obsoletos em estoque. Facilitando e integração entre loja online e física e baixa de estoque em tempo real.
A exposição dos produtos precisa ser distribuída de forma estratégica, utilizando técnicas de merchandising. Os itens de venda garantida devem ser colocados no meio da loja, incentivando uma maior circulação do cliente no estabelecimento.
Dentro do percurso que o cliente irá fazer podem ser colocados itens diferenciados, modelos atrativos, encantadores.
Pensar em uma vitrine harmoniosa e inovadora também faz a diferença em ocasiões especiais, datas comemorativas, por exemplo, buscando trazer sempre a essência da loja, o seu diferencial.
No ambiente virtual, as fotos precisam ser atrativas, tiradas de vários ângulos, mostrando maiores detalhes sobre o produto. Vídeos explicativos também fazem a diferença.
E ainda, criar uma vitrine virtual – APP Vitrine SMART, com os seus produtos, novidades, promoções também irão ajudar a alavancar ainda mais as suas vendas.
O preço de acordo com o Código de Defesa do Consumidor precisa estar bem visível aos olhos do cliente. Ter uma etiqueta com o código de barras facilita o registro no PDV para agilizar o processo de vendas, com opção de aplicação de desconto ou comissionamento para o vendedor.
Uma boa dica é incluir também, um QR Code com informações adicionais sobre o produto, dicas de conservação, receitas, curiosidades, etc.
Na WL Solutions, temos uma solução dentro do cadastro de produtos do sistema SMART, que permite a criação desse tipo de QR Code.
Em relação aos preços que não são disponibilizados no produto, é necessário disponibilizar um leitor pra verificação de preços através do código de barras.
O ponto chave da venda, precisa ser muito bem feito e manter um banco de dados com as informações sobre os clientes para fazer um bom relacionamento pós vendas e fidelização de clientes.
O gerenciamento do PDV de forma eficiente irá proporcionar uma boa imagem da loja que irá atrair mais clientes e manter os atuais, além me melhorar a produtividade dos colaboradores uma vez que terão mais controle e agilidade em seu atendimento.
Para franquias a Gestão do PDV facilita a padronização do ambiente e atendimento como um todo.
Sendo assim, uma loja em São Paulo e outra em Belo Horizonte, terão o mesmo padrão de layout, atendimento e disposição dos produtos, para uma melhor experiência de seus clientes.
Muitas inovações vêm surgindo para gerar uma melhor experiência do cliente. Após o isolamento social, por conta da pandemia que vivemos, algumas se intensificaram, principalmente no que se diz respeito ao omnichannel.
Estar presente no ambiente digital e físico não é mais uma opção e sim uma necessidade e todos os canais precisam se comunicar entre si, de forma homogênea. Mesmo que sejam um ou dois canais digitais além do físico, todos eles devem funcionar muito bem.
Com isso, novas percepções foram criadas e o comportamento do consumidor mudou, exigindo maior criatividade e inspiração nos negócios.
De acordo com os especialistas que participaram da NRF 2021 (National Retail Federation), a maior associação de comércio varejista do mundo, algumas tendências sobre negócios do ramo varejista no Brasil já começam a ser notadas.
O físico busca uma facilidade digital e essa experiência precisa ser percebida, por meio da tecnologia e através dos pontos de contato.
Fazer storytelling, contar histórias por meio da apresentação de um produto ou de uma vitrine atrai a atenção do público e gera uma conexão maior da marca com os seus clientes.
O apelo emocional se torna cada vez mais forte, sem esquecer também dos aspectos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente e ainda responsabilidade social.
Portanto, é preciso repensar sobre o propósito do seu negócio.
Valorizar questões sobre sustentabilidade, através de exemplos de preservação ambiental, uso de matérias primas sustentáveis e criar ações sociais para ajudar uma comunidade, seja através de campanhas de arrecadação ou revertendo parte das vendas para um causa social.
Essas questões geram bastante engajamento e mudam a percepção do cliente em relação a empresa na qual ele está se relacionando.
A consciência sobre ter empatia com o próximo é um ponto relevante e vêm transformando a visão das pessoas em relação a sociedade como um todo.
Estes foram os insights que trouxemos! Se você já começou a pensar e implantar essas mudanças continue firme, se não, comece o quanto antes colocando em prática pequenas ações. Assim, você irá notar a diferença em seus resultados.
Esperamos contribuir de forma positiva com a evolução do seu negócio.
Ótimas vendas!!!