Para criar um relacionamento sólido e duradouro com o cliente, é necessário entender alguns conceitos relevantes tanto em relação ao comportamento do cliente quanto ao posicionamento da empresa como um todo.
Quais valores são essenciais dentro daquilo que você representa como empreendedor? ⠀
Comece a listar e perceba o impacto positivo perante os seus clientes.⠀
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Ao identificar os valores dos quais você deseja oferecer aos seus clientes através de relações autênticas, torna-se possível construir relacionamentos duradouros baseados na identificação de sentimentos/reações durante uma jornada de compra.⠀
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Quando o cliente é colocado no centro das relações comerciais, a venda torna-se uma consequência, não apenas sobre o produto em si, mas sobretudo sobre a impressão que determinada marca representa na vida de cada pessoa.⠀
Desde o primeiro momento em que o cliente busca uma solução para o seu problema até a maneira de como é reconhecido após uma compra realizada, a conexão entre os seus pontos fortes tornam-se fundamentais para construção e manutenção de relações humanizadas entre clientes, empresas e comunidade.
Então, reflita: Quais os seus principais valores que você considera estar alinhado ao seu negócio?
Descreva em uma única palavra, qual é a principal característica que a sua empresa entrega?
Sim, aquela que direciona a sua marca a um posicionamento único na cabeça do seu cliente, ou melhor, aquilo que o seu cliente expressa e recomenda a outras pessoas.⠀
Com a identificação dessa característica crie uma jornada através de pequenos momentos para gerar experiências memoráveis.⠀
Entretanto, quem definirá tudo isso é justamente o cliente, quando vive uma experiência baseada na identificação de contínuas experimentações sobre o seu produto ou serviço, podendo ser potencializada de acordo com aquilo que ele vivencia ao longo da jornada. ⠀
Por isso, faça valer cada esforço e enxergue cada cliente como sendo único. ⠀
Além disso, identifique se o seu cliente está alinhado ao valor que você entrega e trabalhe as objeções para melhorar o seu relacionamento com assertividade.
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Os atributos de um bom relacionamento com o cliente estão diretamente associados às estratégias focadas na percepção dos cinco sentidos, ou seja:⠀
✋Tato⠀
👃Olfato⠀
👅Paladar ⠀
👁Visão⠀
👂Audição⠀
Sentidos esses, baseados em experiências e emoções humanas, afim de gerar um vínculo afetivo entre empresa e cliente levando-os a uma relação de satisfação e lembrança através de algum estímulo positivo e prazeroso. ⠀
Dessa forma, a partir dessa ideia, deseja-se que o público se lembre da marca ao ver uma cor, ao sentir um cheiro, um sabor, ao ouvir uma música, ou até mesmo uma palavra. ⠀
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Assim, a marca pode ser lembrada de forma consciente ou mesmo inconsciente no momento em que o mesmo precisa encontrar uma solução para o seu problema ou mesmo recomendar a sua marca a outras pessoas.⠀
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Então, procure intensificar a exploração desses sentidos ao se relacionar com o seu público. Os cinco sentidos atrelados ao bom relacionamento com o cliente são valiosíssimos e com certeza irão melhorar a percepção da sua marca perante o seu cliente ideal.
Primeiramente, vamos entender um pouco melhor sobre os cinco sentidos, como ferramenta estratégica de relacionamento:⠀
Ao se criar uma marca a primeira coisa a se pensar é na comunicação visual e aparência. Ou seja, cores, formatos, imagens e símbolos são os principais elementos deste sentido e precisam comunicar a impressão que a marca deseja entregar. ⠀
Ex. Design diferenciado, disposição dos produtos e ambientação.⠀
Toda vez que se emite um som o cliente é capaz de receber as informações e poderá gerar um posicionamento da marca. Ou seja, vinhetas, jingles, músicas e efeitos sonoros são os elementos sensoriais percebidos neste sentido.⠀
Ex. Músicas relacionadas ao perfil do cliente, sons atrativos.⠀
Sabendo que o ser humano gosta de tocar e segurar as coisas, é um momento primordial no ponto de venda após a visualização do produto deixar o cliente sentir o produto. Assim, formato e textura são os principais elementos. ⠀
Ex. Provar peças, sentir a textura, manusear objetos, etc.⠀
O estímulo de compra pode estar ligado à memória do consumidor. Ele se lembra do cheiro, do sabor. Dessa forma, a fragrância pode associar lembranças e emoções ao cliente, assim como, cheiro e aroma são os elementos deste sentido.⠀
Ex. Cheiro de roupa nova, aroma específico da loja, das sacolas, cheiro de café em horários específicos, etc.⠀
Utilizado por marcas do ramo alimentício, está intimamente ligado ao olfato. Sabor é, portanto, o elemento trabalhado neste sentido.⠀
Ex. Oferecer degustação de novos sabores ou o famoso cafezinho remete ao acolhimento ou bem receber.⠀
Dessa forma, aguçar os sentidos podem ser fatores decisivos em uma jornada de compra, por isso, lembre-se: a primeira impressão é a que fica.⠀
Fonte: Resenha Adaptado Oliveira e Braga (2013) e Vidal e Wolff (2014).
Para obter dados sobre o comportamento do cliente é necessário analisar quais são as informações que lhe trarão um melhor direcionamento para tornar o relacionamento mais assertivo.
Nesse sentido, além dos dados básicos do cliente, assim como do seu cônjuge, filhos ou amigos para compra de presentes, por exemplo, são informações relevantes:
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✅ Principais hábitos;
✅ Produtos preferidos;
✅ Última compra;
✅ Dados demográficos;
✅ Frequência de compra;
✅ Ticket médio;
✅ Outros dados específicos.
Esses dados são fundamentais para criação de estratégias de pós-vendas, assim como oferecer produtos/serviços direcionados a cada cliente.
Existem alguns tipos de pesquisas específicas para cada segmento, dessa forma, para capturar essas informações podem ser utilizados questionários impressos, enquetes em redes sociais ou e-mail, registro de informações durante o atendimento na loja ou através de canais de atendimento virtuais.
Para incentivar o preenchimento dessas informações é sempre interesse oferecer algum incentivo, por exemplo, recebimento de ofertas, cash bônus, etc.
Com a gestão de dados sobre relacionamento com o cliente será possível:
✅ Registrar e acompanhar os históricos de interações;
✅ Facilitar a etapa de pós-vendas;
✅ Identificar padrões de comportamento e de consumo;
✅ Otimizar a experiência do cliente.
Enfim, tudo isso precisa ser feito através de uma boa ferramenta de gestão. O Potencialize+ poderá te ajudar nisso!
Importante: Esses dados são preciosos e sigilosos, por isso, é preciso armazená-los com segurança.
A pesquisa de satisfação com o cliente é uma maneira eficiente de determinar se sua empresa está entregando o que o seu cliente deseja. ⠀
Dessa forma, você pode utilizar alguns tipos de pesquisa de acordo com o seu mercado. É possível criar pesquisas personalizadas, utilizar pesquisas online gratuitas ou contratar uma consultoria especializada.⠀
Para fazer esse tipo de pesquisa é preciso fazer perguntas objetivas, exemplos:⠀
✅ Como foi ser atendido por nós?⠀
✅ O que você mais gostou e o que menos gostou em nossa empresa?⠀
✅ Depois da compra, qual foi a sua experiência?⠀
✅ Como você chegou até nós?⠀
✅ Por que você optou por nós ao invés da concorrência?⠀
✅ Qual o melhor horário para que possamos interagir contigo? (ideal para ofertas, vantagens, pós-vendas).⠀
Portanto, fazer as perguntas certas para as pessoas certas (público ideal) e aplicar melhorias a partir da maioria das respostas é fundamental para potencializar suas ações de atendimento e pós-vendas. ⠀
Pesquisa NPS é uma pesquisa quantitativa e serve para avaliar o nível de satisfação do cliente em relação a empresa, ou seja, trata-se de realizar uma pergunta simples aos clientes: De 0 a 10 o quanto você recomendaria nossa empresa a um amigo? ⠀
Assim, normalmente, junto com a pesquisa NPS, é feita uma pergunta aberta qualitativa: Por que você deu essa nota?⠀
Dessa forma, de acordo com Reichheld, em seu livro “A pergunta definitiva”, é possível encaixar os clientes em três grandes grupos: promotores, neutros e detratores.⠀
Notas 9 a 10 – São os clientes que estão satisfeitos, ou seja, são os embaixadores da marca, querem continuar essa relação e então, influenciam amigos para que se relacionem com a marca.⠀
Notas 7 e 8 – São os clientes que compram somente produtos e serviços realmente necessários, ou seja, não são leais ou fãs da marca.
Notas de 0 a 6 – São os clientes insatisfeitos, que não tiveram uma boa experiência com a marca e podendo assim, prejudicar a imagem da empresa na internet, por exemplo.⠀
O NPS da empresa é medido da seguinte forma:⠀
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NPS = % Promotores – % Detratores⠀
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Exemplo: se 100 pessoas responderam a sua pesquisa e 40 deram notas 9 ou 10 (Promotores), 50 deram notas 7 ou 8 (Neutros) e 10 deram notas de 0 a 6 (Detratores), dessa forma, o cálculo seria:⠀
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NPS = (40-10) / 100 = 30%⠀
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Logo, os valores do NPS são classificados e apontam o posicionamento geral da empresa:⠀
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✅ Zona de excelência: percentual entre 75% e 100% – Assim, a empresa possui alto índice de clientes promotores e poucos detratores;⠀
✅ Zona de qualidade: percentual entre 50% e 74% – Assim, a empresa possui mais clientes neutros e promotores do que detratores;⠀
✅ Zona de aperfeiçoamento: percentual entre 0% e 49% – Assim, há um grande volume de clientes detratores e neutros;⠀
✅ Zona crítica: percentual entre -100% e -1% – Assim, há um alto índice de clientes detratores.⠀
Contudo, a partir desses dados devem ser criadas ações de melhoria para tornar o seu atendimento e reputação cada dia melhores.⠀
Enfim, para concluir esse assunto, preparamos um check list, são inúmeras as dicas sobre ações de pós vendas, vamos listar as 5 dicas que consideramos mais relevantes para um pós vendas eficiente:⠀
Dessa forma, saiba se o cliente gostou do produto, se foi bem utilizado, se atendeu sua expectativa… Ofereça brindes, descontos em ocasiões especiais. Prepare essas ações também no mês do aniversário do cliente ou a uma data comemorativa importante, por exemplo.
Nesse sentido, lembre-se, boas experiências geram feedbacks positivos e podem ser usados como depoimentos. ⠀
Entregue no prazo ou surpreenda o seu cliente entregando antes, por exemplo. Por outro lado, se houver algum atrito durante a jornada de compra, trate-o da melhor maneira possível para resolver o problema do cliente e torná-lo satisfeito. ⠀
Ou seja, quanto mais você souber sobre seu cliente, mais eficaz será o seu relacionamento com ele. ⠀
Por exemplo, qual ação deixa o seu cliente mais satisfeito; qual vendedor está atendendo melhor; como foi a experiência do seu cliente com a sua empresa. Assim, uma comunicação clara e eficiente ajuda o problema a não se multiplicar. ⠀
Contudo, realizando pequenas ações e criando um processo contínuo de relacionamento com o cliente, medindo os resultados e estabelecendo melhorias, fará com que o cliente se torne cada vez mais engajado e satisfeito com a sua marca e o relacionamento com o seu time será mais humanizado e diferenciado, ou seja, haverá um ganha ganha.
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