Primeiramente, para iniciar um trabalho no ambiente digital, ou vender online, é necessário analisar e planejar ações que envolvam a presença online. Ou seja, como alcançar o seu cliente e então identificar aonde ele está e o que ele procura.
Portanto, é importante identificar:
Dessa forma, antes de direcionar as suas ações para vender online, primeiramente construa um perfil atrativo para o seu público. Crie ainda um Blog com conteúdos interessantes e estratégias de SEO que irão ajudar na busca pela sua empresa no Google.
Por fim, busque uma agência de marketing digital que possa te auxiliar nesse processo. Esteja ciente que todo o seu empenho em relação a criação e manutenção dessas estratégias farão a diferença em seus resultados.
Primeiramente, para vender online prepare conteúdos relevantes para o seu público. Como o que você gostaria de receber se você estivesse conhecendo a sua própria loja. Ou se familiarizando com os seus produtos.
Então comunique ao seu público sobre o seu novo canal de contato. Interaja com eles, ofereça algum atrativo para manter este público engajado com a sua marca.
Por fim procure ser autêntico e o mais natural possível, o seu diferencial está justamente nesse ponto. Estabeleça um relacionamento baseado na confiança e na reciprocidade.
A princípio no ambiente virtual você pode alcançar até 10 vezes mais clientes do que em uma loja física.
Por outro lado, é fundamental a criação de estratégias de marketing digital para que a sua presença seja percebida e aumentada através das redes sociais e outros meios. Identificando é claro, aquela que seja ideal para o seu público.
Dessa forma, escolher quais redes priorizar é uma etapa decisiva para o planejamento de marketing digital para vender online.
Além de descobrir onde o seu público está. O que estão lendo e o que fazem nas redes sociais. Identifique quais são os seus objetivos na mídia social e o que você quer entregar realmente.
Lembrando, ofereça oportunidades para o seu cliente entregando conteúdos de valor.
Portanto, procure gerar curiosidade nas pessoas, mostrando os seus produtos através de vídeos, imagens que irão chamar a atenção.
Lembrando que, para vender online é importante explicar sobre as suas características, funcionalidades, dicas de aplicação, experiências, enfim tudo o que for importante sobre aquilo que você oferece. ⠀
Assim, faça um acompanhamento sobre as estratégias aplicadas e analise:
Desde já é chegado o momento da divulgação!
Tendo seu público definido, através de pesquisas, análise da concorrência e escolha de uma boa plataforma de loja virtual. É preciso aumentar a visibilidade da sua marca para vender online
Faça isso através da criação de conteúdos de valor sejam por meio fotos, stories, vídeos, e-mail marketing, e-books, etc. identificando: faço conteúdos para aqueles que já são clientes ou para novos clientes?
Com o conteúdo pronto use e abuse das redes sociais e faça:
Então, junto à sua agência de marketing digital ou se você tiver habilidade, prepare links patrocinados para atingir um número maior de pessoas através do Google Ads ou Face Ads.
Também crie e-mails marketing seja com benefícios, descontos ou conteúdos que despertem interesse em seu público.
Otimize estratégias de SEO, ou seja, facilitar mecanismos de busca como no Google para que a sua marca esteja na primeira página de busca também são importantes.
Para isso, existem uma série de etapas a serem cumpridas para que os seus produtos sejam conhecidos e vendidos. Esteja atento e prepare-se para obter sucesso com sua loja virtual.
Entretanto, a partir do momento que você possui uma presença online e uma demanda considerável no ambiente digital torna-se essencial que você automatize os seus processos para gerar eficiência e aumentar a produtividade e relevância em suas vendas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para isso, procure uma plataforma de e-commerce compatível com o tamanho da sua loja, específica para o seu tipo de negócio e os produtos que você comercializa.
Algumas dicas sobre como escolher uma boa plataforma: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por fim, preparar um e-commerce não é uma tarefa simples, porém, escolhendo a ferramenta correta e executando os procedimentos, será possível direcionar suas vendas melhorando a experiência do consumidor, aumentando os seus resultados.
Lembrando que, Marketplaces são uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas. Entretanto você estará “pisando em um terreno alugado”. Ou seja, é importante entender as vantagens e desvantagens que esse tipo de operação oferece:
Vantagens:
Desvantagens:
Mas também entregas no prazo dentro de um Marketplace são primordiais, caso contrário poderão ocorrer multas devido a reclamação de clientes insatisfeitos.
Lembrando que o processo de vendas, separação e emissão de notas fiscais no geral é moroso, dificultado a agilidade quando há um volume grande de vendas.
Ressaltamos a necessidade em analisar se é viável para o seu tipo de negócio efetuar esse tipo de operação para que haja um aumento em sua lucratividade.
Depois contratar uma plataforma, durante a implantação será preciso configurar uma série de informações como apontamentos, layout, certificado digital, pagamentos, entre outros que podem ser feitas através de vídeo aulas mas é um processo trabalhoso e exige conhecimento técnico.
Por outro lado, se for necessário, conte com a ajuda de um profissional que saiba executar essas ações. Nós podemos te ajudar nisso!
Primeiramente, a integração de uma loja virtual à um ERP, servirá para que você automatize processos como a emissão de notas fiscais, sincronização de estoque em tempo real a partir do ERP e ainda, gerar romaneios e etiquetas para envio seja via correios ou motoboys, por exemplo.
Por outro lado, a troca de informações com a plataforma e-commerce, é importante que você tenha dados e informações mais precisos sobre a gestão da loja. O que torna essa integração ao ERP extremante importante para que o seu negócio tenha agilidade operacional e crie uma boa competitividade no mercado.
O sistema ERP Smart WL possui esse tipo de integração além de contar com uma série de relatórios personalizados para tomada de decisões assertivas.
Um grande desafio e diferencial relacionado as vendas online, seja através de uma loja virtual ou não. São as entregas bem planejadas que podem ser consideradas como uma nova oportunidade. Por quê?
Quando conhecemos a necessidade do nosso público e nos colocamos no lugar do cliente de forma autêntica e pontual, cumprimos com o prometido, gerando valor ao que de fato entregamos.
Alem disso, a embalagem dos produtos, a forma de entrega, a transparência sobre o envio e os cuidados essenciais do entregador são pontos-chaves no que diz respeito a impressão que o cliente terá da sua loja.
Até mesmo impressões como a retirada em um ponto físico aconchegante, aromas especiais, músicas que inspiram, surpresas ou brindes inesperados, bilhetes escritos à mão. Enfim, tudo irá refletir de forma positiva, quando houver boas experiências.
Vamos imaginar:
Esteja atento aos detalhes e inicie um pós vendas a partir da entrega realizada.
Por fim, ressaltamos a importância de desenvolver cada etapa no ambiente digital com planejamento e constância. Considere a sua loja online como um novo “ponto físico”, porém com novos atributos.
Sucesso em suas vendas e bora fazer acontecer!
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