Para conquistar e fidelizar seus clientes, é necessário que a empresa desenvolva estratégias que envolvam o atendimento ao cliente, o fornecimento de informações relevantes, a qualidade dos produtos e serviços, uma equipe motivada e bem treinada, além de oferecer um ambiente agradável e seguro. Ou seja, é preciso criar uma cultura que envolva todos os membros da equipe para fazer o básico bem feito. Neste artigo vamos ajudá-lo a entender sobre o poder do atendimento ao cliente: como conquistar e fidelizar seus clientes.
Primeiramente, é importante que a empresa mantenha um atendimento de qualidade, sendo cordial e atencioso, resolvendo às dúvidas e problemas dos clientes de forma eficiente, sem deixá-lo sem resposta, desde uma situação simples até o problema mais complexo. Isso pode ser feito através de diferentes canais, como chat, telefone, whatsapp, e-mail ou redes sociais, prezando sempre por um atendimento com rapidez e eficiência, solucionando as questões de forma ágil, sem robotizar o atendimento.
Além disso, é importante que a empresa forneça informações relevantes sobre seus produtos e serviços, como características, preços, prazos de entrega, formas de pagamento, entre outras informações pertinentes ao produto ou serviço oferecido. Essas informações devem ser claras e objetivas, facilitando a decisão de compra do cliente.
Outro ponto essencial é a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. É fundamental que a empresa ofereça produtos ou serviços de qualidade, que atendam às expectativas dos clientes. E mais, é preciso ter como premissa, surpreender o cliente, através de ações simples que façam a diferença.
A empresa também deve criar um ambiente agradável e seguro para o cliente, seja ele online ou físico. No caso de vendas online, é importante que o site seja fácil de navegar, intuitivo, que as opções de pagamento sejam seguras e que a entrega seja garantida. No caso de vendas na loja física, é importante que o ambiente seja limpo, organizado e com vendedores motivados, mantendo um atendimento personalizado.
Contudo, a empresa deve investir em estratégias de fidelização de clientes, oferecendo promoções, descontos ou programas de pontos, por exemplo. Isso ajuda a criar um vínculo com o cliente, aumentando o engajamento e consequentemente, os seus resultados.
Vamos listar boas práticas para que o seu atendimento possa superar as expectativas dos seus clientes, tanto no ambiente online quanto físico:
Listaremos abaixo boas práticas para um bom atendimento em sua loja online:
Valorize o feedback do cliente: Ouça atentamente o feedback dos clientes e leve em consideração suas sugestões e críticas. Isso demonstra que você valoriza a opinião deles e está disposto a melhorar para atendê-los melhor.
Há várias maneiras de melhorar o relacionamento com o cliente em uma loja física, algumas sugestões incluem:
Para que o atendimento ao cliente possa fluir da melhor maneira, a sua equipe precisa estar bem treinada e preparada para acompanhar a jornada de compra do cliente, eliminando possíveis atritos que possam atrapalhar o processo de compra, incluindo o pós-venda. Nesse sentido, conhecer o perfil do cliente através do histórico de compras anteriores, bem como, saber como conduzir a venda em cada estágio fará com que haja muito mais conversões, além de aumentar a confiança em relação a sua marca e a lucratividade do seu negócio.
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Sucesso em suas vendas!
Abraços,
Luciana Cabral
CEO – WL Solutions
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre gestão no varejo
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