Segundo o IBGE, desde que a Pandemia do Coronavírus chegou no Brasil, 716.000 empresas fecharam as portas. Desse total, quatro em cada dez empresas, afirmaram que a situação ocorreu por falta de planejamento financeiro. Por isso, organize a gestão financeira do seu negócio em 5 passos:
Podemos afirmar que, a partir de uma boa gestão financeira, é possível criar estratégias de crescimento mais sólidas e direcionadas, ou seja, através de números e indicadores financeiros, as decisões tornam-se mais claras e condizentes com a realidade de um negócio.
Vamos entender juntos quais são os principais pontos para manter essa organização?
1 – Faça um levantamento sobre a situação atual da sua empresa. Todas as despesas e receitas, sejam recorrentes ou não, incluindo impostos e taxas, além de todas as despesas operacionais, aquelas que fazem a “roda girar”. Vou citar alguns exemplos:
2 – Junto à sua contabilidade identifique qual o regime operacional no qual a sua empresa se enquadra. Esse levantamento normalmente é feito no início do ano para indicar se compensa ou não manter suas operações no Simples Nacional, por exemplo, ou migrar para outro regime tributário menos oneroso.
Existem também algumas maneiras para optar por parcelamentos de dívidas sejam Municipais, Estaduais ou Federais. Portanto, analise qual situação fica mais viável para manter o capital de giro da loja, além de uma reserva de emergência, fundamental em períodos de crise.
O capital de giro trata-se da diferença entre os recursos disponíveis em caixa somado às despesas e contas a pagar.
3 – Inicie todos os lançamentos e movimentações diárias, preferencialmente no controle de fluxo de caixa, disponível a partir do ERP SMART WL. Ou seja, faça o detalhamento dos gastos a curto, médio e a longo prazo e as possíveis entradas de dinheiro ao longo do período. Defina um horário diário somente pra isso para manter essa rotina, sem interrupções.
4 – Faça a separação total das suas contas pessoais das contas da empresa. Tenha muito bem claro quais são os valores de Pró-labore dos sócios e organize os lançamentos em caso de aporte financeiro, ou seja, quando há uma contribuição/investimento em dinheiro por parte dos sócios para abatimento ao longo do período.
5 – Conheça profundamente o sobre o seu negócio, busque auxílio caso precise aprender um pouco mais sobre determinado assunto que ainda não domina. Isso facilitará as suas escolhas a partir de possíveis investimentos, evitando decisões sem embasamento que podem atrapalhar o crescimento da sua empresa.
Contudo, conte com o auxílio da tecnologia, através do sistema ERP SMART WL, além de manter os dados registrados em um local único e seguro, será possível criar gráficos inteligentes para um maior entendimento sobre a situação financeira atual da empresa e criar projeções ao longo dos meses, anos para um crescimento mais sustentável.
Como você tem organizado a gestão financeira do seu negócio? Organize a gestão financeira do seu negócio em 5 passos!
Aproveite esse início de ciclo para controlar melhor as finanças da sua empresa e surpreenda-se com os resultados ao longo do ano.
Precisando de ajuda!? Estamos aqui para ajudar você!
Siga também nosso Instagram, e acompanhe mais dicas sobre gestão de lojas!!
Luciana Cabral
CEO – WL Solutions
Mãe, empreendedora, administradora.
Apaixonada por MKT e Planejamento, crio e compartilho conteúdos sobre gestão de lojas e experiência do cliente.