Final de ano chegando, momento de fazer um balanço sobre as ações realizadas em meio a esse ano desafiador, cheio de percalços, mas que com todo o empenho e dedicação dos empresários lojistas foi possível reinventar-se e criar novas formas de administrar e estabelecer novas estratégias em seus negócios de forma rápida e eficiente. Assim, trazemos 5 Passos para um bom planejamento de Lojas para que você inicie o ano de 2021 com força total!
Planejar exige compromisso, ou seja, vontade de construir e reconstruir novas formas de alcançar o propósito almejado.
Para isso, é fundamental estabelecer metas, aquelas que são melhor aproveitadas, ou seja, as famosas metas SMART que tem como objetivo, criar de forma prática, novos processos, envolvendo as primeiras letras da sigla SMART (inteligente ou esperto, em inglês).
Dessa forma, a definição de objetivos SMART deve obedecer a 5 critérios: Specific (Específico); Measurable (Mensurável); Attainable (Atingível); Relevant (Relevante); Timebond (Temporal).
Assim sendo:
S = O que você pretende fazer?
M = Como você vai medir se alcançou o objetivo?
A = O objetivo está ao seu alcance?
R = É possível alcançar seu objetivo de forma realista?
T = Quando você pretende alcançar o objetivo?
É certo que houveram várias mudanças, clientes, mercado, atendimento, sociedade e consolidar tudo isso exige bastante resiliência para aos poucos, transformar o seu modelo de negócio em um modelo sustentável e promissor.
Listamos alguns fatores que consideramos essenciais para esse novo planejamento. Acompanhe a seguir 5 passos para um bom Planejamento de Lojas:
Prepare o fluxo de caixa diário do seu negócio, com cautela. Isso facilitará a sua tomada de decisões sobre o futuro. Enxergar o que se passou e aonde se deseja chegar facilitam as suas ações e minimizam os riscos de algo dar errado.
Portanto, tenha seus números de forma transparente, com cada conta em seu lugar (principalmente separando as contas pessoais das contas da empresa). Talvez, nos próximos meses o cenário possa mudar um pouco, então manter um caixa equilibrado, com capital de giro é fundamental para evitar situações indesejadas.
Realizar inventários periódicos também é importante dentro de um bom planejamento, pois, é possível identificar se o estoque físico está exatamente igual ao digital, ou seja, você saberá se tem peças em excesso ou falta de produtos que podem impactar em suas vendas, existem alguns tipos de inventário conforme a seguir:
Inventário de estoque rotativo: é realizado em ciclos e podem ser mensais ou semanais.
Inventário de estoque permanente: realizado em tempo real e exige o uso de um sistema automatizado. Esse formato é eficiente e prático, porém, necessita de uma contagem manual de vez em quando para validação das informações.
Inventário de estoque geral: é o levantamento dos itens em um determinado momento. É preciso que a empresa esteja fechada para contagem dos produtos de forma eficiente.
Inventário de estoque rotativo: os itens são divididos em grupos e contados separadamente. É recomendado para um levantamento ocasional.
De acordo com E-commerce Brasil, o número de transações online efetuadas cresceu 65,7%, indo de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões nos seis primeiros meses de 2020. Portanto, caso você ainda não venda através dos canais de compras digitais não hesite em esperar mais pelo que está por vir e aposte também neste formato de vendas.
Além disso, buscar parcerias com fornecedores, fortalecem a sua marca e através desse formato, haja um ganha ganha . Por isso, converse com seus fornecedores e clientes e procure ser o mais transparente possível. O momento é de empatia.
Conheça muito bem o seu público e mantenha um relacionamento próximo a eles, entregando soluções para os seus problemas e buscando manter um contato pós vendas diferenciado, através de um CRM bem executado.
Aproveite a oportunidade que o digital oferece, faça campanhas de marketing bem direcionadas e busque manter o seu público como fãs da sua marca e assim aumente a sua relevância no mercado.
Ações de solidariedade geram um grande valor para o seu negócio. O mundo precisa estar unido e quando nos dispomos a apoiar alguma causa, certamente estamos contribuindo para que a situação do local aonde vivemos melhore mais rapidamente e consequentemente será possível que o todo evolua, construindo uma sociedade mais humanizada, valorosa e solidária.
Com um Planejamento Estratégico bem elaborado e executado, será possível estabelecer um ótimo trabalho junto a sua equipe e assim tornar o seu negócio cada vez mais forte, diferenciado e lucrativo.